Notícias

A tradição da Werner: 120 anos de história na indústria têxtil no Brasil

Categoria: Notícias do Setor | 10 de outubro de 2024

Aprovada com Selo Ouro do Programa ABVTEX, a Werner Tecidos se destaca não apenas pela qualidade de seus produtos, mas também pelo orgulho de sua identidade nacional. Ao celebrar os 120 anos de fundação este ano, a empresa é um exemplo de como tradição e inovação podem caminhar lado a lado.

A história da empresa começa em 1904, quando os imigrantes alemães da família Werner se encantaram com a cidade e resolveu estabelecer aqui, os seus negócios. Tempos depois, a Werner foi adquirida pelo grupo Peixoto de Castro e em 1964 passou às mãos da família Landau Remy, que na época, já estava no ramo de tecidos nobres com a pequena Santa Júlia, no bairro Mosela.

Heinrich Landau Remy, pai dos ex-diretores Ludovico e Henrique, vislumbrou a oportunidade de reativar a “gigante” do Bingen. Em 2020, na terceira geração, Isadora Landau Remy assumiu a presidência da empresa e dá continuidade ao trabalho do pai e do tio.

Crises

As consequências de duas guerras mundiais, epidemias, crise econômica mundial e outros tantos desafios marcaram, negativamente, a história da indústria têxtil no Brasil. Em 1990, a abertura do mercado e a oscilação cambial enfraqueceram as estruturas do setor têxtil e contribuíram significativamente, para a queda de grandes indústrias no Brasil. Hoje, o país sofre com a concorrência externa desleal e aumento da carga tributária.

Embora o cenário não seja favorável, a Werner se orgulha de manter sua produção no Brasil, valorizando a mão de obra local e contribuindo para o crescimento econômico do país. Só o Brasil ainda tem, desde a produção das fibras, como plantação de algodão, até os desfiles de moda, passando por fiações, tecelagens, beneficiadoras e confecções. Para nós, é gratificante contribuir para ser a maior cadeia têxtil completa do Ocidente.

120 anos de história

Ao longo dos seus 120 anos de tradição, a Werner consolidou-se como uma referência pelos produtos de alta qualidade, pelos bons serviços prestados, preocupação com o desenvolvimento humano e o Meio Ambiente, respeito com que trata seus stakeholders e o comprometimento com diversos programas sociais, além do apoio à cultura, tendo, inclusive, recebido diversos prêmios.

Com quase 400 funcionários, a Werner Tecidos opera com retorção, tecelagem, tinturaria, estamparia e acabamento. São mais de 350 tipos de tecidos, em um mix plural de fibras, texturas e construções.

Sustentabilidade

Para a Werner, o compromisso verdadeiro com a sustentabilidade na produção têxtil representa uma longa jornada que começou muito antes de se tornar uma tendência na indústria. As iniciativas, que hoje são denominadas como sustentáveis, refletem uma preocupação genuína com o Meio Ambiente. Um exemplo disso é o tratamento de água e efluentes que foi implementada nos anos 80 com recursos próprios, antes mesmo do avanço da legislação brasileira no que se refere ao uso responsável dos recursos naturais.

A água retirada do Rio Piabanha é tratada e utilizada na produção e no funcionamento da fábrica. Após utilização, a água é novamente tratada e retorna livre de resíduos e impurezas para o rio, colaborando para uma melhor qualidade da água, já que a água devolvida é muito mais limpa do que a água coletada.

Além disso, os purificadores da fábrica filtram os gases, despoluindo os vapores e garantindo a qualidade do ar respirado. A respeito da energia, em 2019, a Werner passou a consumir energia elétrica proveniente somente de fontes renováveis como eólica e solar e mantém um programa permanente de eficiência energética, que visa a redução do consumo e da demanda de energia.

 

Crédito imagem: SerraDrone Petrópolis