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Índice de Transparência da Moda Fashion Revolution será lançado no Brasil

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 16 de maio de 2018

O Índice de Transparência da Moda é um projeto que existe globalmente desde 2016 e tem como objetivo indicar em que medida grandes marcas da indústria da moda estão divulgando publicamente informações sobre sua cadeia produtiva, em prol de uma maior prestação de contas. A versão global teve sua terceira edição lançada no dia 23 de abril, em Londres, e no Brasil, será realizada pela primeira vez, reforçando a relevância do país como um dos principais atores do setor e abrindo caminho para outras áreas-chave como China e Bangladesh.

A análise tem como objetivo indicar o quão transparente as empresas são ao divulgar informações em seus canais, como site e relatórios de responsabilidade social corporativa (RSC) ou sustentabilidade. A equipe do projeto avaliará as informações disponíveis segundo os critérios de: “Política e Compromissos”, “Governança”, “Rastreabilidade”, “Conhecer, Mostrar e Corrigir” e “Tópicos em destaque”.

As seguintes marcas foram escolhidas pelo Movimento para a análise, de acordo com uma amostra baseada em faturamento e representatividade no segmento de atuação – de forma a examinar a diversidade do setor: Animale, Farm, Malwee, Osklen, Brooksfield, Marisa, Havaianas, Pernambucanas, C&A, Hering, Cia. Marítima, Melissa, Riachuelo, John John, Moleca, Renner, Ellus, Le Lis Blanc, Olimpikus e Zara.

O Índice estará pronto para download em outubro. A ideia é que o relatório se torne uma ferramenta construtiva na melhoria de toda a indústria, na elaboração de políticas públicas, e na disponibilização de informações úteis ao consumidor, para a formação de pensamento crítico.

A atuação da equipe do FGVces está acontecendo no âmbito da avaliação e adequação da metodologia global, ao contexto brasileiro, no apoio ao processo de escolha das marcas a serem avaliadas, e na correalização do levantamento, processamento e análise dos dados coletados das empresas.

A ABVTEX tem como papel facilitar e mediar o processo de comunicação entre o Fashion Revolution e as marcas, sendo a maioria delas já participantes do programa de monitoramento de fornecedores desenvolvido pela associação. O Índice de Transparência da Moda é uma iniciativa financiada globalmente pelo Instituto C&A e o projeto está aberto para cofinanciamentos, desde que observadas as medidas necessárias para garantir sua autonomia e neutralidade.

Edmundo Lima; Eloisa Artuso, coordenadora educacional do Fashion Revolution Brasil e Aron Belinky, coordenador do FGVces. Fotos: Igor Arthuzo

Convite: Workshop em 22 de maio – Índice de Transparência da Moda Fashion Revolution

O Movimento Fashion Revolution convida os representantes das marcas selecionadas ao Índice para o próximo encontro do projeto, um Workshop que terá como objetivo analisar em detalhes as perguntas do questionário, que será enviado em junho e guiará a pesquisa, assim como esclarecer possíveis dúvidas. A sessão será conduzida pela coordenadora global do projeto, Sarah Ditty, que virá ao Brasil especialmente para o encontro.

Serviço:

Data: 22/05 (terça-feira)
Horário: 14h às 18h
Local: Sede da Fundação Getúlio Vargas. Av. 9 de Julho, 2029, Bela Vista, SP
Prédio Auditório – Sala 9 de Julho

Programação:

14h – Apresentação geral do projeto pela equipe nacional
14h30 – Resultados do último Índice global e repercussão nos meios de comunicação
15h – Coffee Break
15h15 – Detalhamento de cada área do questionário (principais questões, tipos de informações a serem analisadas, definições de terminologias, exemplos práticos, forma de preenchimento, pesos das pontuações, etc.)
16:45h – Sessão de perguntas e respostas

Para esse encontro, o Fashion Revolution solicita que cada representante da marca confirme a presença pelo e-mail frd.assessoria1@gmail.com até 18/05.