Mesa Redonda: Estratégias para enfrentar o trabalho escravo e infantil em cadeias produtivas
Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 12 de abril de 2018
A convite da OIT – Organização Internacional do Trabalho, a entidade debateu ao lado de diferentes influenciadores e autoridades no tema. Compartilhou a experiência relacionada ao Programa ABVTEX para monitorar cadeias pulverizadas e complexas a partir de um modelo que vem sendo aprimorado há oito anos e que pode ser replicado por outros setores. Em seguida, foram discutidos os desafios e lacunas no ambiente de trabalho e na cadeia produtiva, bem como discussão sobre oportunidades para colaboração.
O encontro teve ainda o objetivo de fortalecer uma rede de atores que estão na vanguarda do enfrentamento ao trabalho escravo e infantil, por meio da promoção do diálogo e de espaços de intercâmbio de práticas empresariais inteligentes; bem como definir diretrizes para um novo encontro que ocorrerá em São Paulo em junho de 2018 sobre estratégias de enfrentamento ao trabalho escravo e trabalho infantil em diversas cadeias produtivas nacionais e globais.
No diálogo estabelecido entre os participantes, as principais diretrizes elencadas foram:
– Responsabilização de todos os envolvidos com as práticas irregulares na cadeia de valor;
– Complexidade regulatória que pode ser prejudicial e trazer riscos por conta da profusão e falta de clareza das exigências legais;
– Ausência de políticas de reinserção social às vítimas de trabalho forçado;
– Desestruturação da máquina fiscalizatória;
– Aumento da conscientização do consumidor diante das questões de responsabilidade social;
– A importância do trabalho colaborativo entre governo, empresas e sociedade civil.