Movimento Sou de Algodão alcança o patamar de 1.000 marcas parceiras
Categoria: Notícias do Setor | 29 de junho de 2022
Lançado em 2016, o movimento iniciou a captação em 2017, fechando o ano com apenas 11 parceiras; em junho de 2022, comemora o marco junto a empresas de pequeno, médio e grande portes, que valorizam a fibra natural em seus produtos
O Movimento Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), alcançou 1.000 marcas parceiras no mês de junho, consolidando a proposta de despertar a consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável.
Lançado em 2016, durante o São Paulo Fashion Week, tem o objetivo de valorizar o algodão brasileiro por meio da união da cadeia produtiva e têxtil. Nos últimos anos, além da participação em semanas de moda, algumas ações que se destacaram foram: Sou de Algodão Conecta, pilar de negócios para as próprias marcas parceira; Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, para estudantes de moda, e Programa SouABR, pioneiro na rastreabilidade da fibra com certificação socioambiental, de ponta a ponta.
O presidente da Associação, Júlio Cézar Busato, diz que não é apenas uma questão de democratizar o uso, mas de compartilhar, com transparência, o trabalho responsável do setor cotonicultor do Brasil. “Quando lançamos o movimento, havia uma distância entre o campo e a moda, já que produzimos uma fibra com responsabilidade socioambiental e certificação, mas, na época, ninguém conhecia. Para isso, era necessário informar e chamar a atenção para os atributos: natural, leve, hipoalergênico, suave e responsável. A presença da matéria-prima, no dia a dia das pessoas, se faz por meio dos produtos, por isso passamos a convidá-las a fazer parte e a compartilhar o nosso propósito: unir a cadeia, em torno da moda responsável e do consumo consciente. Chegar às 1.000 marcas é um marco importante e nos faz crer que estamos no caminho certo, movimentando consumidores por um futuro mais responsável”, explica Busato.
Compromisso com o meio-ambiente
Para Edmundo Lima, diretor executivo da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), parceira institucional do Sou de Algodão, ao alcançar esta marca, a iniciativa passa a se consolidar como ação coletiva e colaborativa que preza pela preservação do meio ambiente, pelo respeito ao trabalhador e pela sustentabilidade dos negócios. “Como elo importante da cadeia, o varejo de moda representado pela ABVTEX ressalta a união de forças para ganhar escala e ter maior impacto positivo, por isso, apoia o movimento desde 2017”.
Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX
Para o CEO do Grupo Malwee, Guilherme Weege, a adesão ao movimento vai ao encontro das exigências do público. “A parceria veio para somar às ações que já desenvolvemos para estimular uma moda sustentável, ética e transparente em toda a sua cadeia de valor. Além disso, reflete também no apelo com o consumidor, que busca por marcas que oferecem propósito por meio de seus produtos. A união com o Movimento reforça ainda mais o nosso compromisso”, explica Weege.
Para se tornar uma marca parceira, é necessário trabalhar com produtos que utilizam, no mínimo, 70% de algodão em sua composição e a adesão é gratuita. Além de divulgação mútua e participação em ações e campanhas em prol de uma moda mais responsável, também são enviadas tags para serem utilizadas nos itens, para que seja comunicado o uso da fibra nacional. Empreendedores interessados podem fazer o cadastro aqui.
Perfil das marcas
Presentes em todas as cinco regiões do Brasil, cerca de 82% se encontram nas regiões sudeste e sul. Atualmente, são vários segmentos que se dividem entre os elos da indústria têxtil para chegar até o consumidor final. Os cinco segmentos com maior representatividade são as marcas infantis, com 226, 178 no feminino, 130 que trabalham com o masculino e o feminino, 91 de artesanato e 63 exclusivas para o universo masculino.
Juliana Cecilio, dona da Mon Petit Pijamas, uma das cinco primeiras marcas a fazerem parte do movimento, diz que a iniciativa tem agregado e acrescentado muito valor ao negócio. “Pelo Sou de Algodão, eu pude saber mais sobre a matéria-prima que uso, conhecer outro lado da cadeia de produção e unir forças com outros empreendedores. Por isso, quero continuar espalhando essa semente para meus clientes e parceiros”.
Sobre Sou de Algodão
É um movimento único no Brasil que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia do algodão, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos, com 84% da safra 20/21 com a certificação ABR.