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Varejistas de moda lançam Guia de Boas Práticas para Embalagens Sustentáveis de E-commerce

Em uma iniciativa inédita liderada pela ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), que reúne as mais representativas redes de varejo de moda do País, cerca de 20 marcas se uniram […]

Em uma iniciativa inédita liderada pela ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), que reúne as mais representativas redes de varejo de moda do País, cerca de 20 marcas se uniram para criar de forma colaborativa o Guia de Boas Práticas para Embalagens Sustentáveis de Ecommerce. A publicação acaba de ser lançada e está disponível gratuitamente no site para ampla consulta no link: www.abvtex.org.br/guia-embalagens-sustentaveis-ecommerce.

Sempre atentas às demandas dos consumidores, as varejistas se uniram para enfrentar alguns dos desafios do modelo vigente de produção e uso das embalagens. O crescimento do ecommerce durante a pandemia aumentou o volume de embalagens de plástico e de papel que, em sua maioria, são descartadas de forma inadequada no Brasil.

O objetivo do Guia é apresentar ao mercado uma ferramenta de uso prático que auxilia as empresas a estabelecerem estratégias para o desenvolvimento de embalagens mais sustentáveis para os diversos segmentos que comercializam produtos por e-commerce.

Para reduzir o impacto dos resíduos no ecossistema e na saúde das pessoas, o Guia apresenta estratégias que orientam o setor a um modelo de circularidade. “Trata-se de uma mudança de perspectiva que não se pode restringir ao discurso. Por isso, estimulamos a todos que repassem o Guia à suas redes amplificando a ação”, diz Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX.

O Guia apresenta às empresas uma lente de análise para compreender critérios muitas vezes ocultos ao longo da vida das embalagens. São evidenciados indicadores e oportunidades de melhorar o desempenho socioambiental e de apoiar as decisões de escolha de um novo produto no portfólio das empresas.

Lima enfatiza a aliança entre as marcas varejistas: “Mais um exemplo de união do varejo de moda associado à ABVTEX em direção ao desenvolvimento sustentável da cadeia de valor. As empresas têm atuado ativamente na dimensão pré-competitiva assumindo a cooperação como modo de agir”.

As marcas integrantes do Comitê de Sustentabilidade da ABVTEX que contribuíram para a elaboração do Guia são: Americanas S/A, Arezzo&Co, BIG, Calvin Klein, Grupo Carrefour, C&A, Dafiti Group, La Moda, Loungerie, Malwee, Marisa, Pernambucanas, Renner, Riachuelo, Shoulder e Grupo Soma.

A revisão de processos produtivos em prol da sustentabilidade e circularidade, seguida da mudança nas embalagens de e-commerce, pode e deve ser inspiradora. Neste sentido, o Guia apresenta histórias reais de varejistas que já estão colocando a mudança em prática.

Sobre a ABVTEX

Fundada em 1999, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), é a entidade que congrega as mais representativas redes nacionais e internacionais de varejo de moda, que comercializam itens de vestuário, calçados, acessórios de moda, além de artigos têxteis para o lar. O propósito da ABVTEX é de promover a sustentabilidade da moda, tornando-a mais acessível a partir do desenvolvimento de uma cadeia produtiva ética, responsável, inovadora, competitiva e transparente.

Informações à imprensa sobre a ABVTEX:

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Vera Santiago – veras@adsbrasil.com.br – (11) 5090-3016