Cresce o engajamento das marcas com a moda socialmente responsável
O maior envolvimento das empresas com as práticas de governança e compliance revela a evolução necessária para atendimento das novas demandas da sociedade
A ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), que representa as principais redes de varejo de moda do País, acaba de ganhar o engajamento de novas varejistas que aderiram ao propósito da ABVTEX de promover a moda sustentável, tornando-a mais acessível a partir do desenvolvimento de uma cadeia produtiva ética, responsável, inovadora, competitiva e transparente.
Nos últimos meses, grandes marcas se associaram à ABVTEX como o Magalu, maior plataforma digital do varejo brasileiro; a americana GUESS; a Rip Curl, líder global de mercado na produção e distribuição de roupas de borracha para o surf; a Shoulder, marca brasileira especializada em moda feminina com 40 anos de existência; a La Moda e suas marcas Lança Perfume, Lança Perfume Easy, My Favorite Things e Amarante; além da BOARDRIDERS Inc., empresa líder global em esportes radicais e estilo de vida que cria, produz e distribui vestuário, calçados e acessórios sob as marcas Quiksilver, Billabong, ROXY, DC Shoes, RVCA e Element.
Estas marcas também se tornaram signatárias do Programa ABVTEX, considerado o maior esforço setorial da moda no Brasil em prol da responsabilidade socioambiental, do compliance e na promoção do trabalho digno. “Esta é a única iniciativa setorial na América Latina de grande impacto positivo”, enfatiza Edmundo Lima, diretor executivo da entidade.
O Programa vem desde 2010 combatendo o uso de trabalho análogo ao escravo, infantil e estrangeiro irregular ao longo de toda cadeia produtiva, em que já realizou mais de 45 mil auditorias em empresas para verificação das boas práticas na confecção de artigos de vestuário e calçados. As cerca de 3,6 mil empresas aprovadas no Programa ABVTEX são originárias de 629 municípios, em 18 Estados, e representam mais de 381 mil trabalhadores diretos na produção com seus direitos garantidos e condições dignas de trabalho.
Em setembro de 2021, a ABVTEX lançou o movimento ModaComVerso, com o intuito de estimular uma moda socialmente responsável buscando impulsionar as boas práticas e o trabalho decente em todos os elos da cadeia do setor e conscientizar o consumidor sobre o seu papel. “O ModaComVerso busca aumentar a transparência e apresentar mais informações sobre como as roupas e calçados são produzidos no Brasil, sob quais condições de trabalho estes trabalhadores da moda estão submetidos”, explica Lima.
Com a entrada de novas marcas, a ABVTEX fortalece sua representatividade em prol da sustentabilidade social e ambiental da cadeia de valor da moda.
Informações à imprensa: ADS Comunicação Corporativa
Jacqueline Miranda – jacquelinem@adsbrasil.com.br (11) 99476-4664 Vera Santiago – veras@adsbrasil.com.br – (11) 5090-3016