Varejo de moda tem outubro positivo e espera crescimento
As compras de fim de ano movimentam o setor que espera um fluxo maior nas lojas nas próximas semanas
O final de ano é a época mais aguardada pelo varejo de moda, pois traz um aumento da circulação nos shopping centers e centros comerciais. Neste cenário, as medidas protetivas continuam valendo justamente para dar maior segurança aos consumidores e lojistas neste momento de aquecimento das vendas.
“A despeito das dificuldades enfrentadas no orçamento familiar, observamos que os itens de vestuário, calçados e acessórios estão na lista dos consumidores como itens necessários para o final de ano”, afirma Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), entidade que representa mais de 100 grandes marcas do varejo de moda brasileiro.
O fim das restrições impacta diretamente o setor varejista, que vislumbra um fluxo maior nas lojas físicas. Em enquete mensal realizada pela ABVTEX, 86% das redes varejistas associadas reportaram vendas maiores nas lojas físicas em outubro de 2021, em comparação ao mês anterior (setembro/2021).
O diretor executivo da ABVTEX lembra que o final de ano é um momento importante para o varejo de moda. A expectativa positiva mantém-se para os meses de novembro e dezembro, especialmente em função da Black Friday e Natal que deverão incentivar a ida às lojas. “Contudo, temos notado o consumidor mais consciente das suas escolhas, privilegiando
produtos com origem responsável e o varejo representado pela ABVTEX tem se antecipado a esta tendência”, conclui Lima.
Sobre a ABVTEX
Fundada em 1999, a ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) reúne as mais representativas redes de varejo nacionais e internacionais que comercializam vestuário, calçados, acessórios de moda e artigos têxteis para o lar.
Informações à imprensa sobre a ABVTEX: ADS Comunicação Corporativa Jacqueline Miranda – jacquelinem@adsbrasil.com.br – (11) 99476-4664 Vera Santiago – veras@adsbrasil.com.br – (11) 5090-3016