Notícias

Pernambucanas é eleita uma das melhores empresas para trabalhar

Categoria: Notícias dos Associados | 03 de novembro de 2021

Marca foi a única varejista de moda citada entre as 25 vencedoras no ranking do site de vagas Indeed, desenvolvido exclusivamente com base na opinião de colaboradores e ex-colaboradores

A Pernambucanas, marca varejista nacional pioneira em inovações, entrou no ranking “As 25 melhores empresas para trabalhar no Brasil”, do site de vagas Indeed. O ranking, que está na sua segunda edição, é baseado exclusivamente na opinião espontânea de colaboradores e ex-colaboradores que avaliam critérios como gestão, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, cultura, salários e oportunidades de carreira. A premiação é feita com base em avaliações realizadas entre maio de 2019 e maio de 2021.

“Estarmos neste ranking é consequência de uma jornada centenária baseada no alto engajamento dos colaboradores, em uma comunicação transparente e o compromisso com o respeito. Somos uma companhia marcada pela diversidade, inclusão social e pela formação e desenvolvimento de muitos profissionais. Nos últimos anos, a geração de empregos tem marcado ainda mais a nossa trajetória. Em 2020, por exemplo, contratamos mais de 1.100 profissionais para as lojas inauguradas e esse ano a previsão é totalizarmos cerca de 1.300, contribuindo assim com a sociedade”, celebra Sergio Borriello, CEO da Pernambucanas.

Forte conexão com todo o time 

Aos mais de 15 mil colaboradores, a empresa promove diversos programas que visam fortalecer o crescimento e desenvolvimento profissional. A trilha de formação para cargos de liderança é iniciada com o Programa de Formação de Líderes em que um Assessor de Vendas é preparado para assumir essa primeira posição de liderança. Estando nesse cargo ele poderá acessar o Programa de Formação de Supervisores e em seguida o de Gestão Compartilhada, que tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento dos futuros Gerentes de loja. Na companhia, 100% dessas gerências são formadas por profissionais que fizeram sua carreira na empresa. Durante a formação, o Gerente Trainee assume uma loja de forma compartilhada com o Gerente Formador para que, ao final, o participante esteja preparado para assumir uma loja. Recentemente, a companhia também implantou o Programa de Formação – Executivos do Varejo, com o objetivo de oferecer aos Gerentes de Loja uma capacitação ampliada com conteúdo voltados ao varejo, Marketing, Negociação, Liderança, Financeiro e Comercial, para que possam migrar para áreas executivas da companhia, aprimorando sua experiência.

Para contribuir com o desenvolvimento de todo o time, a Pernambucanas possui a Universidade Corporativa Digital, uma moderna plataforma de conhecimento com mais de 190 cursos, além de vídeos, artigos, fóruns e enquetes sobre temas que envolvem as mais diversas áreas de atuação. Em 2020, foram mais de 1 milhão de horas de treinamentos realizados.

A companhia defende a transparência como base de suas relações. Exemplo disso, é a pesquisa realizada mensalmente (e-NPS) com o time para identificar o grau de satisfação de cada um com a empresa. Em setembro deste ano, a Pernambucanas alcançou um novo recorde com a nota 92,5, classificação que se encontra na zona de alta performance.

Outra importante iniciativa se refere ao Workplace, rede social interna, que tem contribuído com a comunicação entre as equipes. A companhia foi uma das primeiras a implementar a plataforma, em 2017, que vem sendo constantemente aprimorada pela própria empresa, facilitando os processos corporativos e impactando diretamente o negócio. Um dos exemplos é o Chat Bot Gente e Gestão, que permite acesso a diversos serviços além de esclarecer dúvidas sobre benefícios, admissão, rescisão, por exemplo, de forma prática e rápida. Em dezembro de 2020, a Pernambucanas foi premiada pelo Facebook ganhando o primeiro lugar entre as empresas da América Latina pelo gerenciamento de crise durante a pandemia pelo uso do Workplace. Vale reforçar que 94% dos colaboradores estão ativos na ferramenta e trocam mensalmente cerca de 2,5 milhões de mensagens no Work Chat.

Por fim, entre as iniciativas que representam a diversidade, está o compromisso com o protagonismo feminino, que sempre fez parte da trajetória da marca. Como reflexo, a empresa é formada por mais de 75% de mulheres em seu quadro de colaboradores, 73% das lideranças são femininas e as profissionais também estão em 52% dos cargos de gerentes de loja.

Sobre a Pernambucanas

Há 113 anos, a Pernambucanas evolui junto com a família brasileira. Referência no varejo nacional, a companhia tem como marca registrada o pioneirismo e a contribuição para o progresso de diversas cidades do país. Conta com um time de estilistas que identificam as principais tendências mundiais da moda e oferece uma ampla variedade de produtos em moda, beleza, lar, eletroportáteis, telefonia e informática.  Está presente em mais de 300 cidades, em doze estados e no Distrito Federal, com mais de 430 lojas e cerca de 15 mil colaboradores. Além do varejo, a companhia tem a sua fintech, a Pefisa, braço financeiro do grupo, responsável pelo desenvolvimento e gestão dos produtos como a Conta Digital Pernambucanas, PIX, Carteira Digital, cartões, empréstimo pessoal e seguros. Sempre se reinventando e acompanhando às necessidades de seus clientes, a Pernambucanas oferece uma inovadora plataforma digital de relacionamento em varejo e produtos financeiros, com aplicativos, compra online, tablet (concessão de crédito 100% digital em 7 minutos), emissão instantânea de cartão com chip, atendimento digital e Wi-Fi grátis em todas as lojas.