Plataforma de transformação da moda Lab Moda Sustentável agora é Colabora Moda Sustentável
Categoria: Notícias do Setor | 19 de agosto de 2021
Plataforma multissetorial de transformação da moda brasileira marca novo ciclo com série de webinários para discutir a importância da economia regenerativa e circular para os próximos anos
O Lab Moda Sustentável, que atua desde 2017 para transformar o rumo da moda brasileira para um caminho ético e sustentável, se reinventa e, agora, passa a se chamar Colabora Moda Sustentável. O movimento tem em seu Conselho de Governança a ABVTEX, ABIT, DIEESE, Alampyme e Instituto Trabalho Decente e conta com a parceria do Instituto C&A, Laudes Foundation, OIT, Grupo Soma, Fundação Hermann Hering e Santista Jeanswear.
Para marcar o início do novo ciclo de transformação, a plataforma multissetorial apresenta o Encontro Colabora Moda Sustentável 2021, que será composto por três webinários gratuitos visando discutir o futuro da indústria da moda e como a economia regenerativa e circular pode auxiliar na construção de uma moda sustentável e regenerativa nesta década frente à crise climática que estamos vivendo. O evento acontece nos dias 15, 22 e 30 de setembro, das 9h às 11h, com palestras abertas ao público e atividades exclusivas aos membros do Colabora Moda Sustentável.
O Colabora Moda Sustentável segue com o propósito de promover o diálogo e a colaboração entre os elos envolvidos na indústria da moda criando soluções melhores para todos: produtores, indústrias, marcas, varejistas, associações setoriais, formadores de opinião, costureiras e diversas lideranças do país em torno de causas comuns.
“A mudança de nome celebra um novo ciclo e o amadurecimento do projeto, que iniciou em versão experimental – daí “Lab”. Com a chegada de inúmeros integrantes e com a prototipação de 26 iniciativas que colocam em prática a mudança da moda brasileira, era hora de partir para um reposicionamento”, explica Lucilene Danciguer, diretora do Colabora Moda Sustentável. “O objetivo desse rebranding é tornar o movimento mais convidativo, plural e conectado com nossas origens – o Brasil e suas diversas identidades; se abrindo à participação de empresas e fazedores da moda brasileira que querem estar juntos nessa transformação”, completa.
A mudança oficial do nome acontece nesta semana e traz consigo, também, uma reformulação da identidade visual. Da primeira fase, com visual tecnológico e industrial, vê-se a mudança para uma marca mais colorida, acolhedora e que coloca as pessoas no foco.
“Um novo nome que honra a nossa história, pois dentro da palavra COLABORA mora também a palavra LAB, antiga nomenclatura que representou o primeiro ciclo. Colaborar é o verbo que conjugamos no presente, e que agora sintetiza o desejo de reafirmar nossos valores e agir por uma moda brasileira na essência, ética e regenerativa”, conta Lucilene.
Encontro Colabora Moda Sustentável:
Dia 15 de setembro: Moda regenerativa e circular: onde estamos e para onde devemos ir
Dia 22 de setembro: Produtividade e equidade: como a promoção do trabalho decente e diversidade impactam na moda.
Dia 30 de setembro: Instrumentos para a moda sustentável: rastreabilidade, certificações, indicadores, formação e comunicação
Fique por dentro acompanhando os canais oficiais do Colabora Moda Sustentável:
Site: colaboramodasustentavel.org.br
Instagram: @colaboramodasustentavel
Linkedin: in/colaboramodasustentavel