OCDE atualiza relatório sobre o comércio internacional de produtos falsificados
Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 12 de agosto de 2021
A OCDE divulgou a atualização do relatório “Global Trade in Fakes – a worrying threat”, que reúne dados globais sobre o mercado ilegal e pirataria.
O relatório quantifica a magnitude, o valor, o escopo e as tendências do comércio global de produtos falsificados e pirateados. O volume transacionado de produtos falsificados atingiu, em 2019, 2,5% do comércio global geral.
Usando um conjunto de dados de aplicação exclusivo e metodologia personalizada, o relatório estima a escala geral dessa ameaça e descreve quais setores estão particularmente em risco. A categoria mais vendida (em quantidade) no comércio global de produtos falsificados foram calçados, com quase 25% do total, seguida de vestuário, com pouco menos de 20%.
Ele também mede as principais economias de origem das falsificações no comércio global e as principais direções dos fluxos de comércio. Por fim, analisa as tendências recentes em termos de modos de envio e a evolução das rotas comerciais.Segundo o relatório, os falsificadores usam indevidamente soluções logísticas modernas. Além disso, também se beneficiam de mecanismos legítimos de facilitação do comércio e prosperam em economias que carecem de bons padrões de governança. A pandemia da Covid-19 intensificou o problema: redes criminosas reagiram muito rapidamente à crise e adaptaram suas estratégias para aproveitar o cenário de mudança, intensificando suas vendas, por exemplo, via e-commerce.