Notícias

Moda.Ind-SP: programa de capacitação de empresas do setor paulistas

Categoria: Notícias da ABVTEX | 26 de maio de 2021

Estão abertas as inscrições para o Moda.Ind-SP, programa de capacitação para as empresas têxteis e de confecção localizadas no Estado, que conta com o apoio institucional da ABVTEX.

A Abit – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, assinou por meio da SDE – Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo um convênio de dois anos que tem como objetivo promover iniciativas de fomento e qualificação às empresas paulistas do setor.

Todo o projeto e suas ações são norteadas em cinco pilares: produtividade, qualidade, sustentabilidade, design de moda e marketing digital, fatores decisivos para aumentar a competitividade sustentável. O programa MODA.IND-SP permitirá que as empresas tenham a acesso a ações, consultorias, capacitações e estudos prospectivos que orientarão as melhores estratégias de desenvolvimento para médio e longo prazo e focados nos principais pontos de melhorias identificados para as empresas.

Por estas razões, convidamos as empresas do Estado de São Paulo para participar do evento de lançamento do programa MODA.IND-SP que acontecerá no dia 01 de junho, às 16h, em formato online, onde será possível conhecer as iniciativas disponíveis e entender como participar do programa.

Inscrições no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfNeqMUValnjBSxMcWnd8b3Un02RWRnvwZnNz7qZzB8yg52Pg/viewform?usp=send_form

Após a etapa de qualificação dos interessados, que terá número limitado de inscritos, o Moda.Ind-SP oferecerá módulos de ensino à distância e consultorias virtuais ou presenciais, visando análise e adequação de produto, montagem de coleção, gestão de produção mais competitiva e acompanhamento individual de agência de marketing digital orientando estratégias em canais de venda, dentre outros conteúdos já identificados como pontos de melhorias para as empresas do setor. O subsídio do Governo garantirá um valor incrivelmente acessível a pequenas e médias empresas.

O Moda.Ind-SP ainda irá produzir um Estudo Prospectivo para orientar estratégias de desenvolvimento de médio e longo prazo para o setor têxtil paulista, revelando os pontos fracos da cadeia e direcionando para onde os esforços do Governo e do setor devem se concentrar.

Panorama do setor – Em São Paulo, os principais polos têxteis estão concentrados na Capital, Região de Americana, Região de Sorocaba, Região de Jundiaí, São José do Rio Preto e Tietê. Neste universo paulista estão empresas têxteis, mas principalmente confecções que chegam a 14 mil empresas no Estado, que empregam perto de 430 mil trabalhadores diretamente, das quais 11,4 mil são confecções de pequeno e médio portes.

Segundo o último levantamento feito sobre o panorama do setor T&C paulista, a produção dele em São Paulo corresponde a R$ 49 bilhões de faturamento, com investimentos anuais da ordem de R$ 580 milhões e emprega diretamente 430 mil trabalhadores em fábricas dos mais distintos portes. São Paulo perfaz, hoje, cerca de 26,8% do PIB nacional têxtil, mas já chegou a representar algo acima dos 30%.