Coalizão Empresarial divulga canal para acolhimento de vítimas de violência
Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 23 de abril de 2021
A ABVTEX e demais signatárias da Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas se uniram na divulgação da Ângela, uma assistente virtual especializada em casos de violência contra mulher, disponível 24h por dia, 7 dias por semana, para fornecer suporte às mulheres que estejam em situação de violência, seja física, sexual, psicológica e patrimonial, ou direcionar e orientar aliados que queiram saber como ajudar pessoas próximas.
A assistente virtual pode ser acionada via whatsapp no número (11) 94494-2415. A partir de um processo de triagem apoiado por protocolos internacionais de avaliação de risco, a robô realiza uma avaliação de risco e vulnerabilidade ao qual a mulher está submetida. A mulher é então direcionada a acessar diferentes recursos como plataformas de apoio psicológico e jurídico, auxílios de transporte, suporte material para alimentação, entre outros serviços.
A Ângela atua como porta de entrada ajudando mulheres a entenderem se estão passando por violência, informar sobre e onde buscar os serviços públicos disponíveis na rede de proteção (centros de atendimentos, delegacias da mulher, hospitais, abrigos dentre outros) e orientar sobre os recursos disponíveis para apoiá-la a sair de um ciclo de violência.
Para Angela Bozzon, gerente do Programa ABVTEX, “anunciar a criação da assistente virtual chamada Ângela é bastante simbólico para nós. Entendemos nosso papel e responsabilidade no enfrentamento da violência contra mulheres, começando pelo aprimoramento do acolhimento e disponibilizando ferramentas que podem orientá-las em como e onde pedir ajuda. Representando apenas uma parte do nosso compromisso de contribuir para a construção de um mundo mais seguro e mais justo para todas as mulheres, seja na cadeia de valor da moda ou em qualquer outro cenário”.
A assistente virtual Ângela é um chatbot criado com o objetivo de ampliar ainda mais a divulgação dos serviços de acolhimento às vítimas de violência, em resposta ao aumento dos casos de violência doméstica, para ser uma ferramenta de acolhimento e orientação às mulheres que se viram isoladas em casa com seu possível agressor. Acione a Ângela via WhatsApp no número (11) 94494-2415.