ABIT e Abrapa avaliam situação da indústria têxtil e de confecção
Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 16 de março de 2021
Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX, Fernando Pimentel, presidente da ABIT, e Júlio Cézar Busato, presidente da Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão) se reuniram com dezenas de empresas e organizações vinculadas à cadeia de valor da moda.
A reunião realizada no dia 03 de fevereiro teve o objetivo de avaliar a situação atual e perspectivas da indústria têxtil e de confecção, com foco em toda cadeia do algodão ao produto final.
A reunião foi iniciada com uma breve apresentação da oferta e demanda de algodão no Brasil e o anúncio da perspectiva de redução da área plantada de algodão para o ano de 2021. Com este cenário de redução de área plantada somado ao aumento de exportação, foi discutida a necessidade de programação antecipada por parte da indústria nacional para garantia de volumes.
Todos os representantes dos elos da cadeia – fiações, tecelagens, indústria de confecção e varejo – tiveram um momento de fala para abordar os desafios e especificidades de cada segmento. O grupo reconheceu a importância de reuniões periódicas futuras para entendimento de cenários e avaliação dos impactos nos diversos elos da cadeia de valor têxtil brasileira.