ABVTEX participa do Fórum da OCDE para o setor de vestuário e calçados
Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 26 de fevereiro de 2021
Tendo em vista o trabalho realizado pela ABVTEX no País, a entidade foi convidada a trocar experiências no painel “Cadeias de fornecimento responsáveis de vestuário – Foco na região da América Latina”, durante o Fórum da OCDE sobre Due Diligence no setor de vestuário e calçados.
O diretor executivo da associação, Edmundo Lima, participou no dia 04 de fevereiro da sessão em que houve uma discussão dinâmica sobre as questões e práticas atuais de Conduta Empresarial Responsável na região da América Latina, ao lado de Froukje Boele (OCDE), Eloisa Artuso (Fashion Revolution), Catalina Hernandez (Procolombia) e Carlos Alberto Peña Moreno (C.I Hermeco).
Na oportunidade, Lima destacou os impactos da pandemia no País e no setor têxtil e de confecção. “De maneira geral, momentos de crises socioeconômicas como este potencializam os índices de vulnerabilidade. A pandemia impactou o desemprego aos piores patamares já registrados no Brasil. Com isso, sentimos fortemente o aumento da informalidade. Temos a estimativa de cerca de 30% das vendas do varejo têxtil brasileiro é irregular, o que representa que aproximadamente 1/3 do comércio atua com algum grau de informalidade”.
Ele também apontou as iniciativas que contribuem para a sensibilização e o aumento da adoção da Conduta Empresarial Responsável no Brasil, como o Programa ABVTEX, que busca contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da moda de forma abrangente, competitiva e intensiva, gerando valor para o negócio e para toda a sociedade.
A nova versão em espanhol do Guia de Due Diligence da OCDE para cadeias de suprimentos responsáveis no setor de vestuário e calçados também foi lançado como parte desta sessão.
O Fórum organizado pela OCDE reuniu de maneira virtual mais de 600 representantes de governos, empresas, sindicatos e sociedade civil para abordar os riscos emergentes e compartilhar aprendizados sobre a implementação de trabalho, direitos humanos, meio ambiente e due diligence de integridade no setor em todas as geografias.