Notícias

Estudo do suprimento das redes de varejo de moda

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 15 de dezembro de 2020

A pesquisa encomendada pela Abit, foi realizada pelo IEMI junto aos fornecedores aprovados no Programa ABVTEX acerca dos processos e práticas na relação comercial com os varejistas.

A pesquisa foi realizada com 244 indústrias de confecção de roupas que fornecem diretamente para os varejistas da ABVTEX e majoritariamente (62%) com mais de 20 anos de atuação.

No perfil das empresas pesquisadas, constatou-se que 49% confeccionam moda feminina, 33% moda masculina, 18% moda infantil, e finalmente 16% delas fabricam moda íntima/dormir.

Vários elementos foram pesquisados como frequência de pedidos, antecipação de informações das coleções e planejamento conjunto, reserva de produção, além do relacionamento entre as partes, dentre outros. Veja as principais considerações:

  • A maior parte dos grupos de varejo (51%) realiza seus pedidos para as confecções mensalmente, outros 16% fazem semanalmente e 11% geram solicitações por quinzena.
  • 68% das redes de varejo costumam informar antecipadamente sobre os produtos que serão adquiridos na próxima coleção.
  • Antes do início da produção, 75% das redes de varejo costumam reservar a produção com as confecções.
  • 97% das redes de varejo, segundo as confecções pesquisadas, possuem equipes de compras e de desenvolvimento de produtos que demonstram ter pleno conhecimento da responsabilidade social corporativa.
  • 96% das empresas de varejo costumam pagar as confecções no prazo acordado em contrato.

Todas as confecções (100%) afirmaram que em nenhum momento houve conflito entre uma demanda solicitada pela rede de varejo, que tivesse atrito com os conceitos de responsabilidade social corporativa ou com a conformidade de seus procedimentos.