Notícias

Cerimônia de Premiação do Selo de Direitos Humanos e Diversidade

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 15 de dezembro de 2020

No dia 4 de dezembro, a Prefeitura de São Paulo realizou a cerimônia on-line para homenagear as iniciativas, como o Programa ABVTEX, agraciadas com o Selo.

Tendo em vista o contexto de pandemia, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) optou pela celebração transmitida ao vivo pela internet e aberta ao público.

A apresentação da premiação foi feita por Bielo Pereira, palestrante e influenciadora digital, e Tchaka Drag Queen, a Rainha das Festas. O vídeo pode ser assistido no Facebook e Youtube da SMDHC.

Segundo Tchaka, das mais de 2 mil iniciativas inscritas, 147 organizações foram reconhecidas e, destas, 113 foram pela primeira vez, nas 11 diferentes categorias. “Estamos em festa pois houve crescimento! Nestes três anos novas categorias entraram e muitas novas iniciativas foram reconhecidas”, disse.

E Bielo complementou: “A gente quer a cidade com ações de inclusão que sejam verdadeiras e não é à toa que este Selo existe, para poder homenagear e prestigiar todas estas iniciativas que fazem com que a cidade cresça em diversidade e inclusão”.

A apresentadora destacou ainda o crescimento sistemático do Selo: “Na primeira edição, em 2018, foram 147 iniciativas inscritas, sendo 65 reconhecidas. No ano passado, a 2ª edição contou com 101 inscritos e 55 reconhecidos”, apontou.

A categoria Transversalidade, na qual o Programa ABVTEX foi reconhecido, é uma das novidades desta edição. “Trata-se de boas práticas que abordam diferentes temas e possuem mais de um público-alvo”, explicou Bielo. No caso do Programa ABVTEX, a transversalidade é contemplada nas categorias Infância e Adolescência, Juventude, Mulher, e Pessoa Imigrante.

O Selo de Direitos Humanos e Diversidade é concedido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo com a proposta de reconhecer as boas práticas de inclusão no mercado de trabalho por parte de organizações públicas, privadas e do terceiro setor que atuam neste município.


Claudia Carletto, secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, durante a cerimônia