Notícias

Economia circular é pauta do Conselho Superior de Meio Ambiente (COSEMA) da FIESP

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 16 de outubro de 2020

A transição da economia linear para a circular é um tema cada vez mais presente e necessário no cenário nacional e mundial.

Na América do Sul, a economia linear (extrair, processar, transformar, descartar) é predominante, na contramão da circular, tendência em diversos países europeus, que começa a ser implementada no Brasil e, especialmente, em São Paulo. Entre os benefícios, o uso racional dos recursos naturais, menor custo na fabricação, mudanças no design, avaliado desde o início do ciclo de vida do produto, reinserção na produção de um bem cuja vida útil findou, entre outros.

Na avaliação de Eduardo San Martin, presidente do Cosema, a economia circular não é apenas fazer a reciclagem, é um conjunto de processos, e será questão legal e comercial, com barreira futura na Comunidade Europeia (CE), e impacto na exportação de produtos.

Durante o debate realizado com especialistas, ficou evidente que a atenção ao fluxo contínuo, haverá aproveitamento máximo dos valores técnicos e biológicos, de insumos e subprodutos, a ampliação do ciclo de vida com a redução dos resíduos, sempre com foco na melhoria contínua e na conservação dos recursos naturais.

Na sequência dos debates, houve a apresentação de cases de indústrias instaladas no Estado de São Paulo, entre os participantes: Braskem, Unilever, Cia. Hering e 3M do Brasil.

Como incentivo à economia circular, o Senai-SP oferece curso gratuito sobre economia circular, em EAD. O conceito será levado também às escolas públicas para que tenham acesso a esse curso gratuito e compreensão sobre o importante conceito.

Com informações da Agência Indusnet Fiesp. Confira também a cobertura na mídia.