Lab Moda Sustentável abre edital para seleção de negócios e soluções para uma moda consciente e ética
Selecionados receberão mentoria com executivos de grandes organizações como C&A, Hering, Instituto C&A e Santista. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 13 de setembro.
Empreendedores e inovadores da cadeia da moda de todo o país já podem se inscrever gratuitamente na Chamada Lab Moda Sustentável, que vai mapear e selecionar soluções que resolvem desafios da cadeia da moda e potencializam um consumo sustentável e mercado ético. As inscrições estão abertas até o dia 13 de setembro.
As iniciativas devem estar relacionadas a um dos seguintes desafios: Modelo de Negócio; Trabalho e Desigualdade; Meio Ambiente; Políticas Públicas; Cultura e Consumo; Educação, Ciência e Tecnologia.
Anualmente, o mercado da moda produz, em média, 150 bilhões de peças no mundo, sendo 8,9 bilhões somente no Brasil. O país é um dos 5 maiores produtores de têxteis e confecções do planeta, segundo informações da Associação Brasileira das Indústrias têxteis (ABIT) e integra 8 milhões de pessoas no setor.
Da plantação do algodão para produção das fibras até os desfiles de moda, passando por fiações, tecelagens, beneficiadoras, confecções e varejo, praticamente tudo é produzido e consumido no país.
A Chamada Lab Moda Sustentável vai impulsionar soluções de impacto positivo para o setor. Valem negócios, startups, empreendedores, inovadores, empresas e organizações da sociedade civil com soluções (produtos e serviços) que transformem a cadeia da moda e tenham atuação no Brasil.
“A gente quer conhecer quais são, onde estão, quem faz e do que necessitam as iniciativas, negócios e soluções para a moda sustentável e ética no país. Assim poderemos conectá-las com potenciais clientes e parceiros, e também saber onde há necessidade de investimento para fazer florescer as respostas inovadoras e sustentáveis neste momento tão desafiador para o setor da moda,” explica Lucilene Danciguer, diretora do Lab Moda Sustentável.
Além de visibilidade no setor, os negócios selecionados vão receber mentoria com executivos de grandes marcas como C&A, Hering, Instituto C&A e Santista. Esta é uma oportunidade de aprender e trocar experiências com lideranças que já enfrentaram os mesmos desafios dos empreendedores e destravaram os caminhos. Os selecionados terão a chance de aprimorar conhecimentos em processos e gestão, estratégias digitais e canais de venda, gestão financeira, logística, assessoria jurídica, parcerias e captação de recursos, gestão de times, comunicação e marketing, modelo de negócios etc. As mentorias serão definidas de acordo com as necessidades dos negócios.
A iniciativa é realizada pelo Lab Moda Sustentável, com busca e seleção da Pipe.Social e apoio da C&A, Hering, Instituto C&A e Santista. A ABVTEX faz parte do Conselho de Governança do Lab Moda, junto com ABIT, DIEESE, Laudes Foundation e OIT.
Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 13 de setembro pelo link: http://bit.ly/chamadalabmoda
Serviço:
Chamada Lab Moda Sustentável
Data: até 13 de setembro
Inscrição: http://bit.ly/chamadalabmoda
Confira os desafios da cadeia da moda:
Modelo de negócio – Soluções com modelos que combinem produção em escala à formação cidadã. Iniciativas que resolvem problemas e gargalos nas relações comerciais; que promovem relações de compra e venda sustentáveis; que fortalecem os pequenos negócios e arranjos colaborativos; que desenvolvem economia circular, economia solidária, economia compartilhada e outros modelos de negócios inovadores.
Trabalho e desigualdade – Soluções que visam melhores condições de trabalho e redução de desigualdades relacionadas com questões de gênero, raça, deficiência, origem territorial e violação de direitos humanos na cadeia da moda; que atuam para prevenir e suprimir trabalho degradante, trabalho escravo, infantil e informal, promovendo oportunidades e buscando romper ciclos de exploração. Podem ser ainda iniciativas que reduzam a informalidade e promovam empregabilidade e condições dignas de vida, trabalho e remuneração para trabalhadores/as, microempreendedores/as, imigrantes e populações em condições de vulnerabilidade.
Meio Ambiente – Soluções que respondam, mas não exclusivamente, aos desafios relacionados a todo o ciclo de vida do produto, da produção ao pós-consumo, como o uso intensivo de recursos materiais (água, fibras virgens, insumos) e energéticos, desenvolvimento de fibras renováveis e recicláveis, desperdício de materiais, emissões de carbono, toxicidade, geração e descarte de resíduos, regeneração e circularidade ao longo da cadeia produtiva.
Políticas públicas – Iniciativas que têm por objetivo o desenvolvimento de condições sistêmicas favoráveis, na forma de políticas públicas, governamentais ou não, que propiciem a sustentabilidade da cadeia da moda. Soluções que buscam incidir, criar, apoiar, disseminar e fortalecer políticas públicas que respondem, mas não exclusivamente, aos desafios relacionados à: informalidade e fluxos migratórios, investimento em tecnologias no combate à desigualdade na cadeia e trabalho degradante, questões ambientais, política fiscal e tributária, burocracia, investimento em infraestrutura e logística, compras públicas, etc.
Cultura e consumo – Soluções que sensibilizam, engajam, e conectam a sociedade e o setor com as causas da moda sustentável: trabalho digno e remuneração justa, produção sustentável e consumo consciente; que desenvolvem produtos, serviços e ferramentas para gerar aproximação e engajamento com os problemas e soluções da indústria da moda junto aos usuários da moda e ao setor. Ou ainda que produzem e disseminam cultura e conhecimento ao mercado e consumidores sobre os impactos positivos e negativos gerados por esta indústria, que promovam o fortalecimento da moda com identidade brasileira, que visem o fortalecimento de ações para a sustentabilidade na cadeia, desde a etapa de produção até o pós-consumo.
Educação, Ciência e Tecnologia – Soluções que resolvem desafios relacionados à formação de profissionais na cadeia da moda. Atividades de capacitação e formação de talentos da moda e do processo criativo, que visem ampliar os conhecimentos sobre moda sustentável e ética, melhorar a produtividade, competitividade e inovação, que promovam reflexão e desenvolvimento de capacidades socioambientais, e, ainda, a valorização de saberes para a moda sustentável e ética. Novas tecnologias que melhorem, facilitem, conectem ou fortaleçam negócios, elos da cadeia e outras iniciativas de moda sustentável.
Sobre
O Lab Moda Sustentável é uma plataforma multissetorial de colaboração e inovação, composta por cerca de 70 lideranças, que quer abordar e transformar os principais desafios da moda no Brasil. Dentre os membros da plataforma estão alguns dos principais produtores, indústrias, marcas, varejistas e formadores de opinião da cadeia da moda brasileira. www.labmodasustentavel.org.br
Pipe.Social
A Pipe.Social conecta empreendedores de impacto socioambiental a investidores e parceiros estratégicos e gera conhecimento sobre este novo setor da economia. Com quase 5 mil cadastros na sua base, é a primeira e maior vitrine de negócios de impacto do Brasil, realizando buscas e curadoria de negócios para investidores e marcas, estudos de conceitos e leituras de tendências para o setor e; publicações relevantes como o Conceito de Negócios de Impacto no Brasil, o Mapa de Negócios de Impacto, o Scoring de Impacto. Saiba mais: https://pipe.social/