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Práticas para o home office se tornar ainda mais produtivo e seguro

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 27 de maio de 2020

Com a pandemia do coronavírus no Brasil, milhões de trabalhadores passaram a adotar o home office. As empresas que estão tendo essa experiência pela primeira vez, precisaram se adaptar rapidamente para diminuir o impacto assim como os colaboradores.

Para maior organização e a execução do trabalho a distância, é fundamental criar uma rotina diária para manter a produtividade, a saúde mental e o equilíbrio. É preciso buscar as melhores estratégias para se adaptar às circunstâncias atuais. Escolha uma área de trabalho com ventilação e luz natural, use uma cadeira confortável e lembre-se de que a tela do computador deve estar ao nível dos olhos.

Com uma avalanche de informações, mantenha-se atualizado sobre os últimos acontecimentos em fontes confiáveis, mas de forma controlada. Como o cenário crítico traz um aumento da carga emocional, é preciso ainda buscar momento de conexão e autocuidado. Para isso, há vários aplicativos de mindfulness, yoga e práticas de atividades físicas que aliviam o estresse e a ansiedade.

Os pais que precisam trabalhar em casa e ainda cuidar das crianças podem alinhar expectativas junto à empresa que trabalham adequando-as à circunstância incomum; explicar para as crianças o que está acontecendo e que tem responsabilidades e trabalho a fazer, apesar de todos estarem em casa; e podem contar com a rede de apoio de tios, avós, amigos e até babás virtuais que podem entreter as crianças; planejar atividades que não precisam de supervisão.

É preciso ter atenção com a segurança da informação, mantendo os softwares, sistemas operacionais, antivírus e antispyware sempre atualizados e fazer varredura e checagem por meio de antivírus. Ter senhas mais fortes para logins em geral e wi-fi. Quanto ao recebimento de e-mails, a orientação é a de abrir somente as mensagens com assuntos sobre o trabalho, sempre com o cuidado de verificar o remetente e, ao enviar, checar o destinatário.

As empresas podem adotar alguns programas e aplicativos para organizar as tarefas: Google Keep; Google Agenda; G Suíte; Microsoft Teams; Todoist; Samsung Reminder; e Discord. Para minimizar a falta de contato com os colegas, vale usar ferramentas digitais e fazer as videoconferências.

Fonte: Revista Shopping Centers