Notícias

Calçados de couro e sustentáveis ganham preferência entre os brasileiros

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 17 de fevereiro de 2020

A pesquisa avaliou o interesse no consumo de calçados de couro e de calçados sustentáveis. Ao todo, foram entrevistados 1.250 consumidores acima de 18 anos e de todos os poderes de compra e regiões do País. A análise foi dividida em duas partes: a demanda por calçados de couro e o interesse por calçados sustentáveis (que geram menos perdas, que sejam recicláveis ou mais duráveis e que seus processos de produção consumam menos água ou energia ou utilizem menos substâncias prejudiciais ou tóxicas).

“O estudo é resultado da avaliação da percepção de valor dos calçados de couro para os consumidores brasileiros e a crescente importância da sustentabilidade das marcas na decisão de compra de calçados”, diz o economista Marcelo Prado, diretor do IEMI.

Com relação ao calçado sustentável, 45% dos consumidores acreditam ter adquirido um produto com essa característica em sua última compra. Dentro deste grupo, 42% (ou 19% do total) afirmam que a sustentabilidade foi um fator muito relevante à escolha no momento da compra.

Os motivos para a “não-compra”

Entre as principais razões que fazem com que os consumidores deixem de comprar determinadas marcas, as mais apontadas foram: o produto não encantar, os preços altos em relação à qualidade ofertada e empregar trabalhadores em condições degradantes.