Varejo de moda registra crescimento em vendas e está otimista
As compras de fim de ano movimentam o setor que espera um fluxo maior do consumo nas próximas semanas
O final do ano é a época mais aguardada pelo varejo de moda, pois traz consigo a perspectiva de um aumento nas vendas de itens de moda. “Nesta data as roupas sempre estão na lista de itens mais procurados, seguidas de calçados e acessórios, como bolsas, bijuterias e joias”, afirma Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), entidade que representa mais de 100 grandes marcas do varejo de moda brasileiro.
A Black Friday trouxe crescimento nas vendas e o Natal traz perspectivas semelhantes. “Cerca de 86% das redes varejistas associadas à ABVTEX reportaram vendas maiores no mês de novembro em comparação ao mesmo período de 2018”.
O diretor executivo da ABVTEX lembra que o final de ano é um momento importante para o varejo de moda, em que se concentram as maiores vendas. “Este resultado reflete o ânimo do consumidor em retomar as compras com o pagamento do 13º salário”, aponta.
O IEMI – Inteligência de Mercado estima que as vendas de Natal no varejo de vestuário deste ano devem crescer 5% em valores (reais), se comparadas às do mesmo período de 2018. O faturamento previsto do varejo de vestuário para o Natal em 2019 é de R$ 36,10 bilhões, ligeiramente superior aos R$ 34,39 bilhões no ano passado. O volume de vendas natalinas esperado é de 978 milhões de peças de roupas com incremento de 2,9%.
Ainda de acordo com dados do IEMI, o varejo de vestuário em 2019 deverá faturar R$ 229,5 bilhões, com crescimento de 1,7% sobre 2018. Em volumes, a previsão é de 6,25 bilhões de peças vendidas, com crescimento de 0,6%.
As projeções para 2019 permitem uma perspectiva mais otimista para o próximo ano na opinião da ABVTEX.
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