O setor de moda na cidade de São Paulo: diagnóstico e planejamento de ações
Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 20 de novembro de 2019
Prefeitura divulga estudo sobre a indústria da moda e suas potencialidades na cidade de São Paulo.
A Prefeitura de São Paulo divulgou um estudo realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho que mostra que a indústria da moda no município teve um aumento de 4,9% na geração de empregos de 2012 a 2017.
“O setor da moda emprega mais de 155 mil pessoas em toda a cidade de São Paulo, sendo responsável pela principal geração de renda de milhares de famílias. A taxa deste setor corresponde a 56% dos ocupados na indústria da transformação”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.
A remuneração média de quem trabalha na área é de R$ 2.100,00, sendo que a maioria dos profissionais da cidade atua nas regiões central e leste do município, principalmente nos bairros do Bom Retiro, Brás, Pari e Belém. A capital paulista comporta 32% de todos os trabalhadores do setor do estado, sendo responsável por 9% de todos os profissionais no Brasil. O estudo foi elaborado pelo Observatório do Trabalho, parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho com o Dieese.
No dia 18 de outubro, a Secretaria realizou o workshop “O setor de Moda na cidade de São Paulo: diagnóstico e planejamento de ações”. O encontro contou com a participação de Debora Anfimof Sergio, gerente da ABVTEX, e reuniu representantes do setor da moda para a discussão de ideias, planos e a construção de projetos voltados ao desenvolvimento do setor no município.
Entre os principais aspectos discutidos estão a necessidade de abertura de diálogo com o poder público; mapeamento de iniciativas já existentes para a potencialização; manutenção e crescimento de negócios/empregos formais na cidade de São Paulo; fortalecimento das iniciativas de capacitação de mão de obra na confecção e coleta de resíduos têxteis.
O programa Fashion Sampa tem o objetivo de fomentar o mercado da moda, promovendo ações de qualificação profissional e geração de renda por meio do empreendedorismo e gestão de negócios. A iniciativa promove também a conscientização e o combate à pirataria e a realização de ações educativas para a produção e o consumo socialmente e ambientalmente sustentável a fim de colaborar com a erradicação do trabalho análogo à escravidão e a redução de impactos ambientais causados pela indústria têxtil.
Lançamento do Fashion Sampa, programa que tem como objetivo fomentar o setor da moda na Capital
(com informações da Secretaria Especial de Comunicação da Prefeitura)