ABVTEX e ABRAFAS se reúnem para discutir a sustentabilidade no mundo da moda
Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 11 de outubro de 2019
No dia 26 de setembro, Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX, ministrou a palestra sobre a sustentabilidade no mundo da moda ao Conselho Diretor e associados da ABRAFAS – Associação Brasileira de Produtores de Fibras Artificiais e Sintéticas, oportunidade em que se discutiu a relevância do tema para o varejo de moda e a visão do consumidor brasileiro sobre a questão.
Na ocasião, Lima apresentou o propósito do Programa ABVTEX em promover a moda sustentável e as características do consumidor neste mercado em transição. Foram destacados os pontos que tornaram a sustentabilidade parte da agenda dos varejistas, entre eles, atender às necessidades de mercado, conduta responsável e autorregulação; alinhamento com valores e cultura organizacional; gerir e mitigar riscos do negócio; e inovação com foco em sustentabilidade.
Para avaliar como o consumidor entende a responsabilidade social e ambiental na moda, a ABVTEX realizou uma ampla pesquisa junto a este público em que se pode notar que as questões ambientais despontam como as primeiras lembranças quando os participantes são questionados sobre causas relevantes para se engajarem em defesa do Brasil e do planeta.
No nível do discurso, a maioria se diz preocupada com todas as causas socioambientais testadas, principalmente com preservação do meio ambiente, combate ao trabalho forçado e racismo. Entre as causas socioambientais que mais preocupam, 96% apontaram a de “promover práticas que preservem e respeitam o meio ambiente”. Na sequência, o tema do trabalho decente desponta para 95% dos pesquisados, que disseram que se preocupam com o “combate ao trabalho forçado semelhante à escravidão” e “promoção de condições decentes no trabalho”.
Embora a primeira lembrança seja a pauta ambiental ampla, os participantes revelam, em um segundo momento, se sentirem mais sensibilizados em torno de questões sociais mais concretas.
Ao ser abordada especificamente sobre o setor têxtil, mais da metade da população (54%) afirma espontaneamente já ter ouvido algo sobre o envolvimento do setor em práticas prejudiciais às causas socioambientais. E entre os principais problemas apontados pelos pesquisados, está o envolvimento do setor têxtil em questões trabalhistas e relações comerciais justas.
O levantamento realizado pelo Instituto Locomotiva, a pedido da ABVTEX, conclui que a responsabilidade social e ambiental em moda é vista como algo novo, mas que vem ganhando relevância e mudando os paradigmas das pessoas na forma de lidar com o consumo de roupas no Brasil.
Para avançar no desafio de lidar com esta nova realidade, Lima aponta a consonância das iniciativas da ABVTEX com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030, como o Programa ABVTEX que tem aderência a 12 dos 17 ODS da ONU.
Os atuais resultados do Programa ABVTEX revelam o quanto o compromisso assumido pelas varejistas signatárias impacta positivamente e transforma realidades, pois em nove anos de existência, já foram realizadas mais de 35 mil auditorias em fornecedores e seus subcontratados para verificação das boas práticas. “As quase 4 mil empresas aprovadas, originárias de 622 municípios, em 17 Estados, representam mais 333 mil trabalhadores diretos na produção, com seus direitos garantidos e atuando em condições de saúde e segurança adequadas”, afirmou Lima.