Notícias

GT Qualidade & Sustentabilidade

Categoria: Boletim ABVTEX em Pauta | 18 de setembro de 2019

No dia 21 de agosto, a reunião do Grupo de Trabalho Qualidade & Sustentabilidade debateu o projeto de Encadeamento Produtivo e a padronização de tamanhos de roupas femininas.

O diretor executivo Edmundo Lima fez a abertura abordando a expectativa dos conselheiros da ABVTEX ao pilar do desenvolvimento da cadeia. “Neste aspecto, discutimos o projeto de encadeamento produtivo e é grande o interesse em viabilizar a parceria para tornar real a promoção das melhores práticas de gestão na cadeia produtiva do setor”, afirmou.

Trata-se da proposta de encadeamento produtivo multi-âncora para educação e capacitação da cadeia fornecedora, feita pelo Sebrae Nacional e o Senai Cetiqt. Inicialmente o projeto tem duração prevista de 18 meses, mas pode se estender até 24 meses. Além das ações de desenvolvimento empresarial, o Encadeamento Produtivo trabalha ações de políticas corporativas, redes de aprendizagem, acesso a mercados. Também aborda temas específicos com indicadores próprios: gestão de pessoas, gestão de processos, lean manufacturing, gestão financeira e aspectos de sustentabilidade. O plano pedagógico e indicadores são definidos conjuntamente e a cada ciclo os temas vão sendo aprofundados.

 

E também visando fomentar o ecommerce, os integrantes deste GT darão início à padronização de tamanhos femininos entre os associados da ABVTEX. Como ponto de partida, as marcas irão compartilhar suas tabelas de medidas em busca de encontrar um padrão. “O e-commerce vem crescendo de maneira consistente para as redes varejistas de moda associadas à ABVTEX. Sabemos que este canal de vendas no setor de moda está em franca expansão e se desenvolvendo entre os consumidores brasileiros. Oportunidade em que o varejo tem realizado investimentos para atendimento das expectativas do consumidor, tornando o seu dia a dia mais fácil”, disse Lima.