Pesquisa da ABVTEX busca entender a visão do consumidor em relação às causas socioambientais na moda
A Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) realizou uma ampla pesquisa junto aos consumidores para avaliar sua percepção sobre responsabilidade social e ambiental na moda. A amostra da análise quantitativa online envolveu homens e mulheres com 16 anos ou mais, de todas as classes sociais.
A Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) realizou uma ampla pesquisa junto aos consumidores para avaliar sua percepção sobre responsabilidade social e ambiental na moda. A amostra da análise quantitativa online envolveu homens e mulheres com 16 anos ou mais, de todas as classes sociais.
“Esta é uma pesquisa realizada para avaliar especificamente a relação do brasileiro com o conceito de sustentabilidade na moda e qual o grau de envolvimento do consumidor na causa”, informa Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX.
O levantamento realizado entre fevereiro e abril deste ano revela que o tema responsabilidade social e ambiental na moda é visto como algo novo, já que boa parte dos respondentes nunca pensou de forma aprofundada sobre o assunto.
Mas quando questionados sobre causas relevantes para se engajarem em defesa do Brasil e do planeta, os impactos ambientais despontam como as primeiras lembranças. Entre as causas socioambientais que mais preocupam, 96% apontaram a de “promover práticas que preservem e respeitam o meio ambiente”. Na sequência, o tema do trabalho decente desponta para 95% dos pesquisados, que disseram que se preocupam com o “combate ao trabalho forçado semelhante à escravidão” e “promoção de condições decentes no trabalho”.
Ao ser abordada especificamente sobre o setor têxtil, mais da metade da população (54%) afirma espontaneamente já ter ouvido algo sobre o envolvimento do setor em práticas prejudiciais às causas socioambientais. E entre os principais problemas apontados pelos pesquisados, está o envolvimento do setor têxtil em questões trabalhistas e impacto na dignidade das pessoas.
Dos 70% que identificam questões trabalhistas no setor, 41% mencionaram o trabalho forçado/semelhante à escravidão; 38% a exploração e más condições de trabalho e remuneração dos trabalhadores na cadeia produtiva; e 31% apontaram a exploração de migrantes e refugiados.
Por outro lado, admitem que, cada vez mais, empresas estariam atuando em causas sociais ou ambientais ou propondo ações no sentido da sustentabilidade.
Para Edmundo Lima, conhecer as preocupações da sociedade em relação às questões sociais e ambientais na cadeia da moda é um passo importante para o desenvolvimento de inúmeras iniciativas dos varejistas associados à ABVTEX. “As empresas associadas e a entidade estão empenhados em comunicar estas ações cada vez mais e acreditam no engajamento da sociedade como um todo em movimentos em prol da responsabilidade socioambiental”.
O levantamento foi realizado pelo Instituto Locomotiva a pedido da ABVTEX.