ABVTEX

#
O papel do consumidor nos avanços da moda sustentável PDF Imprimir E-mail
Ter, 14 de Março de 2017 18:19

No Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, a ABVTEX destaca a importância deste público no processo evolutivo da cadeia de moda

 

 

Em meio a novos hábitos de consumo, as organizações e a sociedade vêm amadurecendo o debate sobre responsabilidade social. Apesar de mais recentes no Brasil, as questões em torno da sustentabilidade na moda são priorizadas por varejistas, diante de consumidores mais conscientes e exigentes.

“É notável o empoderamento do consumidor, que vem se tornando cada vez mais consciente da necessidade de escolhas e dos impactos do seu consumo. Por isso, é que as varejistas associadas à ABVTEX trabalham para garantir a qualidade da origem do produto oferecido nas lojas”, afirma Edmundo Lima, diretor executivo daABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil).

O Brasil lidera vários rankings que reafirmam esta tendência ao consumo consciente, como o estudo internacional encomendado pela Unilever, realizado em 2017, que revela que 85% dos consumidores brasileiros preferem marcas que impactem positivamente a sociedade ou o meio ambiente.

Estas mudanças no comportamento do consumidor traçam o caminho à construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Neste sentido, a ABVTEX mantém a iniciativa de promover o fornecimento responsável na cadeia de produtos de moda do País, por meio do Programa de Certificação de Fornecedores-ABVTEX, esforço setorial que reúne as principais empresas varejistas presentes no Brasil. Em 6 anos de existência, o programa já realizou quase 20 mil auditorias em confecções e seus subcontratados para verificação das boas práticas e do não uso de mão de obra análoga à escrava na produção de artigos de vestuário e calçados. “O programa certificou ao logo deste ano 4.112 empresas garantindo o emprego em condições de formalização de 277 mil trabalhadores. Este é um grande avanço do setor e o programa é considerado um divisor de águas. A ABVTEX implementará ações de comunicação para que estes resultados cheguem cada vez mais aos ouvidos dos consumidores”, acrescenta Lima.

“A iniciativa vem criando um novo ambiente nos aspectos de sustentabilidade e responsabilidade social entre o varejo e seus fornecedores, em benefício de toda a cadeia formada pelas redes varejistas, fornecedores e um consumidor cada vez mais consciente e preocupado com a forma com que são produzidas as peças de roupa e calçados que utiliza”, ressalta.

Sobre a ABVTEX

Associação Brasileira do Varejo Têxtil reúne as mais representativas redes de varejo nacionais e internacionais, contemplando mais de 50 marcas, que comercializam vestuário, calçados, bolsas e acessórios de moda, além de cama, mesa e banho.

 
Fonte:http://www.maxpress.com.br/Conteudo/1,891337,O_papel_do_consumidor_nos_avancos_da_moda_sustentavel,891337,6.htm

 
#

Endereço: Rua Cayowaá, 1071  conj. 54 – cep 05018-001 - São Paulo - SP
Tel/Fax: +55 11 2533-0034
Email: abvtex@abvtex.org.br