ABVTEX

#
Selo Abvtex para os calçadistas PDF Imprimir E-mail
Sex, 17 de Fevereiro de 2017 17:01

Preparar as empresas participantes para atender os requisitos exigidos pela certificação de fornecedores de Associação Brasileira de Varejo Têxtil (Abvtex). Esse é o principal objetivo do Projeto Indústria na Moda Abvtex, que foi apresentado no dia 15 de fevereiro, na sede do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos (IBTeC), em Novo Hamburgo. A iniciativa, desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae-RS) em parceria com o IBTeC, que é voltada para empresas da cadeia coureiro-calçadista, terá dois grandes pilares: a adequação e a certificação. Na primeira fase, serão realizados diversos diagnósticos, consultorias e pré-auditorias para o monitoramento de práticas, compromissos e aspectos de gestão ligados a diversos temas, como organização industrial, horas trabalhadas, documentos, saúde e segurança do trabalho, entre outros. “Quem tem o selo da Abvtex, além de poder negociar os seus produtos com as principais redes do varejo nacional, que são associadas a entidade, tem diversos benefícios comerciais”, conta o coordenador técnico do IBTeC, Paulo Model.

A gestora de projetos do Sebrae Carolina Strack Rostirolla, explica que a primeira etapa do projeto é o diagnóstico para saber a realidade atual das empresas participantes. “Vamos trabalhar para que as empresas participantes obtenham o desempenho mínimo de 70% nos critérios estabelecidos pela certificação Abvtex. O projeto é piloto e terá a participação de, no mínimo, 20 empresas”, comenta Carolina, ao falar que 60% do valor do investimento será subsidiado pelo Sebrae gaúcho. “As participantes terão uma contrapartida de 40% que será diluída nos dois anos do projeto”, explica a gestora, ao frisar que no investimento não está incluído o valor da certificação. Model observa que o IBTeC não pode fazer a certificação pelo fato de que o instituto auxiliou na adequação. “A certificação tem que ser feita por um dos organismos de certificação credenciados à Abvtex.”

Selo

As empresas que participarem do projeto não são obrigadas a fazer a certificação. “O objetivo é preparar as empresas para que elas façam a participação. Entretanto, se elas optarem por não fazer, o projeto também é válido, pelo fato de que fará uma grande revisão nos processos dos negócios”, salienta Model.

 

Fonte: http://www.assintecal.org.br/noticia/selo-abvtex-para-os-calcadistas

 
#

Endereço: Rua Cayowaá, 1071  conj. 54 – cep 05018-001 - São Paulo - SP
Tel/Fax: +55 11 2533-0034
Email: abvtex@abvtex.org.br