ABVTEX

#
Indústria da moda brasileira já se prepara para 2018 PDF Imprimir E-mail
Dom, 08 de Janeiro de 2017 07:07

15ª edição do INSPIRAMAIS - Salão de Design e Inovação de Componentes ocorre nos dias 16 e 17 de janeiro em São Paulo, no centro de eventos Pro Magno (Rua Samaritá, 230 - Casa Verde, São Paulo).

O INSPIRAMAIS moverá toda a indústria confeccionista e calçadista do país, com a inédita integração das duas cadeias, e que chega às fronteiras vizinhas, com a presença de compradores da América Latina, Estados Unidos e Europa.

Junto com os negócios, que na última edição superaram os US$ 2 milhões, uma série de projetos e lançamentos colaboram no conceito de uma moda genuinamente brasileira, que agrega inovação por meio do design, tecnologia e sustentabilidade - além de auxiliar as empresas de uma forma global: desde a pesquisa conceitual até a comercialização de produtos - motivo de resultados e posicionamento internacional de nossas empresas.

O público – profissionais da indústria de toda a cadeia ligada à produção de moda brasileira, como calçadista, de acessórios, couros, têxtil, joalheria, móveis, artefatos, entre outros – poderá conhecer os mais de 900 lançamentos de matérias-primas que irão compor os produtos das vitrines do verão 2018, além da antecipação para o inverno do mesmo ano. Atualmente, o INSPIRAMAIS é o único na América Latina a suprir esta lacuna no mercado: a antecipação de pesquisas, referências e matérias-primas para fabricantes.

“O INSPIRAMAIS é o centro de negócios do setor de moda e design, envolvendo setores como calçados, bolsas, acessórios e confecções. É o momento em que os fabricantes, interessados em moda e em bons negócios, têm o primeiro contato com as novidades desenvolvidas pela indústria brasileira de componentes para a próxima estação”, afirma Milton Killing, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal).

ESTAMPARIA, CONFECÇÕES, COMPONENTES E AVIAMENTOS

Nesta edição, o Salão assume uma lacuna deixada na cadeia: o setor de confecção. A ampliação do espaço dá lugar para que empresas têxteis e de confecção participem do INSPIRAMAIS.

A edição de janeiro contará com um espaço exclusivo para os expositores têxteis e a ampliação do projeto “+ Estampa”, com 6 estúdios de estamparia no evento, agregando também oportunidade para que fabricantes têxteis produtores de componentes participem do evento.

A parceria da Assintecal com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) tem, entre os objetivos propostos, que ambas as entidades desenvolvam juntas projetos que beneficiem e fortaleçam a indústria da moda em todos os seus elos, unindo, desta forma, a expertise de dois diferentes setores – o componentes e o têxtil.

SUSTENTABILIDADE
A sustentabilidade ganhará um espaço especial. O local abrigará alguns projetos que integram o INSPIRAMAIS. O tema, cada vez mais em pauta no dia a dia das empresas, recebe destaque no evento. A proposta é difundir as ideias sustentáveis em todo o processo de desenvolvimento de materiais das fabricantes de componentes.

Ciente da importância do engajamento de mais empresas, o evento irá focar no tema sustentabilidade - como forma de sensibilizar e esclarecer seu público sobre a importância de processos produtivos cada vez mais limpos e responsáveis. Serão diversos palestrantes abordando o assunto. Entre eles: Victor Barbieratto, designer e consultor da Assintecal, Cristiano Bronzatto, diretor criativo da Louloux, Edmundo Lima, diretor-executivo da ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), Linda Pienis, consultora do Instituto by Brasil, Guilherme Brammer, CEO da WiseWaste, André Carvalhal, publicitário e jornalista, Chiara Gadaleta, estilista, Marnei Carminatti, designer e consultor da Assintecal, Flávia Vanelli, designer e consultora da Assintecal, Bruno Valerim, Sales Intelligence da TNS, Álvaro Flores, coordenador do CSCB e Rozalia Delglaudio, da C&A.

Mix by Brasil, Origem Sustentável, EcoDesign e Saberes Manuais são alguns dos projetos que ganham destaque e novos olhares dentro do tema sustentável.

Mix By Brasil

Com o objetivo de agregar o artesanato brasileiro à cultura de moda, o Mix By Brasil, coordenado pelo estilista Jefferson de Assis, mostrará como as tramas feitas à mão no Rio Grande do Sul, o macramê e o artesanato afro de São Paulo e o manuseio de fibras da madeira no Acre poderão ser usados como atributos de design e sustentabilidade no desenvolvimento de produtos para o Verão 2018.

Origem Sustentável

De acordo com indicadores Econômicos, Ambientais, Sociais e Culturais, o programa Origem Sustentável orienta e certifica empresas para incorporar a sustentabilidade em seus processos industriais. Até o momento, mais de 100 empresas já aderiram ao programa, entre elas fabricantes de insumos e também indústrias de calçados. Para mais informações sobre o Origem Sustentável, acesse ao site www.origemsustentável.org.br.

EcoDesign
Com consultoria da estilista e designer Isabela Capeto, desde o início de novembro/ 2014, várias indústrias de componentes têm se concentrado no desenvolvimento de produtos e práticas com base em pouco impacto ambiental.
Nesta edição, as empresas apresentam linha de calçados , bolsas e artigos de moda reaproveitando tudo que já foi criado em edições anteriores: modelagens, produtos, materiais. Segundo Isabela, “estamos transformando o que a gente já desenvolveu em coisas novas. Pegamos o que já fizemos nos projetos anteriores e damos uma cara nova para esse desenvolvimento se transformar em outra coisa, ter outro sentido. Estamos 100% sustentáveis”. Além do reaproveitamento, as empresas utilizam materiais como solventes à base de água, produtos chrome free e tanantes vegetais. O trabalho é desenvolvido com empresas dos principais polos calçadistas do país, com acompanhamento direto da estilista.

Saberes Manuais
Projeto Saberes Manuais, que nesta edição apresenta criações em moda desenvolvidas pela Comunidade Indígena Guarani Carijós de Barra do Sul, SC; das Mulheres do Frei – Palhoça, SC e da Fios e Flores de Joinville, SC – dará sequência à busca pela inovação sustentável econômica e social, em um misto entre indústria, artesanato e materiais residuais e naturais diversos, diluindo cada vez mais as fronteiras. O projeto é coordenado pela estilista Flávia Vanelli.

MODA

Fórum de Inspirações Verão 2018

Showroom e palestra de inspirações Verão 2018 com Walter Rodrigues
Com a finalidade de promover o desenvolvimento de materiais inovadores que tenham capacidade de transmitir valores essenciais e verdadeiros ao consumidor, o Conexão Inspiramais é um ciclo que tem início com a pesquisa de inspirações e referências de moda. Esta pesquisa é desenvolvida com as empresas participantes do Fórum de Inspirações, contando com a coordenação do estilista Walter Rodrigues e com curadoria para criação e desenvolvimento de materiais inovadores em design e tecnologia nas empresas participantes através de consultores.

O projeto conta com uma equipe de profissionais amplamente capacitados em suas áreas de atuação, que realizam consultorias com a finalidade de orientar as empresas participantes do projeto para o desenvolvimento de produtos que contenham elementos únicos e ao mesmo tempo globais, dessa forma, tornando-as mais competitivas no mercado. Os materiais desenvolvidos são lançados no Inspiramais, percorrendo antes mais de 28 polos em todo Brasil até chegar a São Paulo.

No dia 16, Walter Rodrigues apresentará os conceitos do Verão 2018, antecipando as inspirações para a estação. “O verão 2018 está intenso e cheio de surpresas. A missão do Conexão Inspiramais é dar continuidade ao ciclo que iniciamos com o Fórum de Inspirações, que semestralmente roda o Brasil disseminando informações e inspirações, até o momento que desembarcamos no Salão Inspiramais”, destaca.

Transformadores
Exposição de 20 materiais desenvolvidos pelas empresas que se destacaram em design e inovação. Esses produtos foram eleitos por um júri qualificado, composto por pessoas que fazem parte do setor de calçado e confecção.

Oficina de Criação

Os visitantes terão a possibilidade de fazer um "exercício" de aplicação dos componentes expostos dentro da sua própria coleção. A oficina será ministrada por um consultor do Núcleo de Design da Assintecal e terá duração de 1h30.

Preview do Couro| Inverno 2018

Mais de trinta peles que devem marcar o estilo e a atitude da estação Inverno 2018 serão apresentadas durante o Preview do Couro do Salão INSPIRAMAIS, que confirmou também a participação de 18 curtumes no evento. A iniciativa é resultado da parceria entre Assintecal e o CICB, que também é realizador do evento. A ideia é atender as lacunas da moda para o segmento, oferecendo uma base para as próximas coleções, já que o couro é o mercado que está mais adiantado em relação aos demais componentes do setor coureiro-calçadista.

+ Estampa | Preview Inverno 2018

O projeto visa o desenvolvimento e criação de estampas, propondo a incorporação da originalidade brasileira como forma de reduzir a cultura da cópia e também a compra de estampas internacionais por parte de empresas do setor de confecções. A inovação é uma característica peculiar que não pode ser rapidamente ou facilmente reproduzida pelos concorrentes, por esse motivo, é o eixo central do projeto, que apresenta estampas exclusivas.

Na sétima edição do projeto +Estampa, sob a coordenação do consultor do Núcleo de Design da Assintecal, Lucius Vilar, seis estúdios de estamparia seguirão estas temáticas em busca de traços e desenhos inovadores.

São eles: Capim Puro (São Paulo/SP), Icertain (Bragança Paulista/SP), Dash Studio (Balneário Camboriú/SC), Oficina Lamparina (Santana de Parnaíba/SP), Graphique (Campinas/SP) e Textrend (Rio de Janeiro/RJ).


Referências Brasileiras | Inverno 2018
O Projeto Referências Brasileiras promove a cultura brasileira através da pesquisa histórica e iconográfica decodificada em materiais e produtos sob a coordenação do estilista Jefferson de Assis, responsável pela criação destes componentes e protótipos.

O Frevo, dança e música típica do estado de Pernambuco, traz à 11ª edição do projeto um alinhamento da cultura brasileira aos temas do Preview do Couro, que, ao tratar da Leveza, apoia-se nas seguintes palavras-chave: levitar, equilíbrio, miniaturização, borbulhas, elasticidade e esqueletização.

EXPANSÃO E NEGÓCIOS

Projeto Comprador
A ampliação dos negócios, durante o Inspiramais, com o mercado externo ficará por conta do Projeto Comprador, que priorizará a vinda de dez importadores da América Latina. O projeto é realizado pela Assintecal e Footwear Components by Brasil, com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Na edição passada, o INSPIRAMAIS recebeu compradores internacionais para rodadas de negócios, que geraram cerca de US$ 250 mil em negócios durante dois dias. Entre os dias 16 e 17 de janeiro, em São Paulo, o salão repetirá a dose, esperando superar a marca de geração de negócios registrada nas últimas edições.

Projeto Imagem

Esta iniciativa, que se dá por meio de parceria com o FC by Brasil e tem o objetivo de incentivar a percepção de formadores de opinião internacionais acerca dos produtos produzidos no Brasil - facilitando desta forma o acesso das empresas brasileiras aos mercados -, pretende também prospectar oportunidades de negócios de exportação.

Caravanas e APL’S

As principais indústrias calçadistas e de confecção dos polos brasileiros organizam caravanas para participar do INSPIRAMAIS. Confirmaram presença os polos de Nova Serrana/MG, Franca/SP, Jaú/SP, Birigui/SP, São João Batista/SC, Maringá/PR, Americana/SP, Criciúma/SC, São Bernardo do Campo/SP, Juruaia/MG, Monte Sião/MG e Jacutinga/MG.

O EVENTO
O INSPIRAMAIS é realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). O patrocínio é das empresas Cipatex, York, Brisa Intexco, Colorgraf, Bertex, Altero, Grupo Cofrag, Caimi & Liaison, Wolfstore, Sappi Dinaco, Diamond, Sultêxtil e Havir. O apoio é da Associação Brasileira de Estilistas (Abest), Associação Brasileira da Indústria de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav), Programa de Internacionalização da Moda Brasileira (TexBrasil), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod), Instituto by Brasil (IBB), Prefeitura de São Paulo e Global Fair. A parceria é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A promoção é da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). A gráfica oficial é a Comunicação Impressa.

SERVIÇO
INSPIRAMAIS
Data: 16 e 17 de janeiro
Local: Centro de Eventos Pro Magno
Endereço: Rua Samaritá, 230, Casa Verde, São Paulo
Horário: das 9 às 19 horas
Participação: mediante inscrição gratuita pelo site www.inspiramais.com.br

 
#

Endereço: Rua Cayowaá, 1071  conj. 54 – cep 05018-001 - São Paulo - SP
Tel/Fax: +55 11 2533-0034
Email: abvtex@abvtex.org.br